Arte na Educação Infantil

Historicamente, pode-se observar que a arte na educação infantil possuía um perfil de recreação e de desenvolvimento emotivo e motor. Hoje, a arte na educação infantil está em processo de rupturas e transformações, exigindo das políticas educacionais, dos cursos de Formação de Professores, especialmente das Licenciaturas em Arte, um comprometimento com os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.
Cabe então, a todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente com o ensino da arte, uma reflexão não somente dos processos de sala de aula, mas também do seu papel como cidadãos, protagonistas de uma história.
A educadora com formação em arte atua em consonância com as demais educadoras da instituição, aprofundando conceitos e linguagens da arte. A função da professora de arte não é simplesmente ministrar aulas fragmentadas de arte mas, sobretudo, de organizar um espaço de cultura que possibilite a ampliação das expressões e das linguagens da criança. Esse espaço ajuda à professora a compreender como nossas crianças inventam se expressam livremente, se colocam diante de sua liberdade cognitiva e simbólica.

0 comentários:

Postar um comentário

About this blog
















Seguidores

Pesquisar este blog